O mercado financeiro revisou para baixo a previsão do câmbio para 2025, projetando que o dólar deve encerrar em uma média de R$ 5,90. Os dados são do boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Banco Central. Essa é a quarta semana consecutiva que os agentes do mercado reduzem a expectativa sobre o indicador, que foi de R$ 5,92 na última semana.
Inflação e crescimento econômico
As projeções para o PIB e para a inflação se mantiveram em 1,97% e 5,65%, respectivamente. No caso do IPCA, apesar de as expectativas estarem estáveis nas últimas semanas, o mercado ainda projeta o indíce fora da meta estabelecida. A projeção é que a inflação acumulada neste ano seja de 5,65%, acima do teto da meta contínua de 4,5%.
No caso do PIB, a projeção é que ele seja de 1,97% neste ano, frente a uma expectativa de crescimento de 2,3% por parte do governo. Essa é a primeira semana seguida com estabilidade na previsão do indicador, no boletim Focus.
Termômetro das expectativas
O Boletim Focus é divulgado semanalmente pelo Banco Central, e reúne projeções de economistas, analistas e operadores do mercado financeiro. Ele serve como um termômetro das expectativas econômicas, e influencia decisões de empresas, investidores e do próprio governo.