19.5 C
Brasília

Endividamento familiar volta a crescer em março e chega a 48,6%, aponta BC

A última vez que o endividamento chegou a valores maiores que os atuais foi em maio de 2023, quando foi registrado em 48,8%.

Data:

O endividamento das famílias brasileiras retornou ao patamar de 48,6% no mês de março, segundo dados do Banco Central. O indicador havia alcançado esse patamar em janeiro deste ano, mas apresentou recuo no mês de fevereiro.

As oscilações, entretanto, não representam desaceleração, mas mostram que o endividamento segue elevado, com alta de 0,8 p.p. nos últimos doze meses. A última vez que o endividamento chegou a valores maiores que os atuais foi em maio de 2023, quando foi registrado em 48,8%.

A alta do endividamento converge com os períodos de alta da Selic. Em 2023, por exemplo, a taxa básica de juros da economia estava em 13,75%, patamar restritivo. Já neste primeiro trimestre de 2025, o BC voltou a elevar a Selic, que se encontra em 14,75% atualmente.

Outro dado que mostra a pressão sobre o orçamento família brasileiro é a inadimplência. Considerados os atrasos superiores a 90 dias, o indicador situou-se em 3,5% da carteira, com aumento mensal de 0,3 p.p. Nos último doze meses, a inadimplência no crédito às famílias cresceu 0,4 p.p.

Comprometimento da renda

A nota de estatísticas de crédito do BC traz ainda dados sobre o comprometimento da renda das famílias com dívidas, que chegou a 27,2%, incluindo financiamentos imobiliários. Apesar de apresentar queda de 0,1 p.p. em março, na comparação com fevereiro, o indicador apresenta alta de 1 p.p. nos últimos doze meses.

O comprometimento foi verificado também em patamar recorde desde 2023. Em julho daquele ano, o percentual foi verificado em 27,3%, mesmo valor alcançado em fevereiro deste ano. Com a tendencia de manutenção da Selic em patamares elevados, ou uma queda mais lenta, a tendencia é que a renda brasileira permaneça com o comprometimento elevado.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita