Empresas chinesas de grande porte demonstraram interesse em participar do leilão para a construção do Túnel Santos-Guarujá, previsto para agosto deste ano. O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), que cumpriu agenda oficial na China, acompanhando a comitiva do presidente Lula (PT). O edital do túnel foi lançado em fevereiro.
Na última segunda-feira (12), o ministro se reuniu com representantes das companhias China Communications Construction Company (CCCC) e China State Construction Engineering Corporation (CSCEC), duas das maiores empresas de infraestrutura do mundo. Durante o encontro, foram apresentados detalhes do projeto do Túnel Santos-Guarujá, e da carteira de leilões portuários previstos para 2025 e 2026.
“Cada vez mais o mercado asiático está observando o Brasil como uma grande janela de oportunidades. Esperamos atrair R$ 15 bilhões em investimentos nos setores portuário e hidroviário nos próximos dez anos”, afirmou Costa Filho.
As empresas interessadas
A CCCC, responsável por megaprojetos como os túneis subaquáticos da Baía de Dalian, de Shenzhen-Zhongshan e de Hong Kong–Zhuhai–Macau — considerado um dos mais complexos do mundo — já demonstrou interesse formal na obra brasileira. A empresa estuda formar consórcio para disputar o leilão do Túnel Santos-Guarujá, reconhecendo o potencial estratégico da ligação entre os dois municípios.
Já a CSCEC, especialista em construção civil e obras públicas e responsável por parte significativa dos grandes edifícios na China, também participou das discussões com o ministro. A empresa recebeu informações sobre os leilões de infraestrutura planejados pelo governo brasileiro, incluindo o projeto do Túnel Santos-Guarujá, além de cerca de 30 ativos nos setores portuário e hidroviário até 2026.
Túnel Santos-Guarujá será pioneiro no Brasil
O Túnel Santos-Guarujá será o maior investimento em infraestrutura de transportes do Novo PAC e também o primeiro túnel imerso do Brasil. A obra terá 1,5 km de extensão total, sendo 870 metros submersos, a uma profundidade de 21 metros no fundo do canal entre os dois municípios. A estrutura contará com três faixas de rolamento por sentido, uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados a pedestres e ciclistas.
Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é feita por balsas, que transportam cerca de 23 mil veículos por dia, ou pela rodovia Cônego Domenico Rangoni. A estimativa é de que 78 mil pessoas utilizem diariamente a ligação entre as duas cidades. Considerando toda a Baixada Santista, são cerca de 2 milhões de pessoas impactadas. A espera para cruzar o canal pode chegar a duas horas. Com o Túnel Santos-Guarujá, a travessia deverá ser feita em menos de dois minutos.
Em razão do crescente porte dos navios que operam no Porto de Santos, o Túnel Santos-Guarujá foi considerado a alternativa mais viável para garantir a ligação entre as margens. Segundo a Presidência da República, será utilizado o método construtivo de túneis imersos pré-moldados, com blocos de concreto afundados. Atualmente, os navios que passam pelo porto têm calado de até 15 metros — fator que inviabiliza a construção de pontes no local.
Governo busca investidores internacionais
As agendas na China fazem parte do esforço do governo para atrair investidores internacionais. Em abril, o ministro realizou um roadshow na Europa, passando por Portugal, Holanda e Dinamarca, onde também apresentou o projeto do Túnel Santos-Guarujá e outros ativos de infraestrutura a investidores e empresas especializadas em obras submersas.
“O Brasil é hoje o país mais procurado por investidores internacionais, não só na Ásia, mas também na Europa. Temos bons projetos, segurança jurídica, crédito e compromisso com a sustentabilidade”, concluiu Costa Filho.