32.5 C
Brasília

Em ata, Copom relaciona manutenção de Selic a 15% ao ano ao tarifaço

Documento aponta cenário internacional mais adverso para justificar juros altos

Data:

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (5) a ata da reunião de julho, em que manteve a taxa Selic em 15% ao ano, o maior nível desde 2006. O principal motivo, segundo o colegiado, está relacionado ao ambiente internacional, que ficou mais incerto e adverso após a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas de 50% sobre exportações brasileiras.

O documento afirma que o tarifaço já gera “impactos setoriais relevantes”, embora seus efeitos mais amplos ainda sejam incertos e dependam do desenrolar das negociações comerciais entre os dois países. O Copom avaliou que a conjuntura internacional, somada à política fiscal e comercial norte-americana, exige postura de maior prudência por parte da autoridade monetária.

Monitoramento redobrado

A diretoria do BC ressalta que acompanha de perto os possíveis impactos das tarifas sobre a economia e os ativos financeiros nacionais. O comitê também reforça a necessidade de manter a política monetária em patamar “significativamente contracionista por período bastante prolongado”, ou seja, juros altos por mais alguns meses — ou até o final do ano, segundo analistas de mercado.

O próprio Copom sinalizou que não hesitará em retomar o ciclo de alta dos juros caso haja mudanças relevantes no cenário, indicando cautela diante dos efeitos do tarifaço e de riscos inflacionários persistentes.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Brasil sedia encontro para discutir combate à gripe aviária

Os países das Américas registraram quase 2,5 mil surtos da doença

Moraes vota pela condenação de Bolsonaro e mais sete réus por tentativa de golpe

Relator destacou liderança de Bolsonaro, mencionando uso da estrutura do Estado para manter seu poder

ANP monitora descontinuidade dos óleos diesel S-500 e S-1800 no Brasil

Agência acompanha substituição natural pelo diesel menos poluente S10

Senado adia análise de projeto que cria espaço fiscal para medidas contra tarifaço

CAE posterga votação do PLP 168/2025 após pedido de vista