21.5 C
Brasília

Em ata, Copom relaciona manutenção de Selic a 15% ao ano ao tarifaço

Documento aponta cenário internacional mais adverso para justificar juros altos

Data:

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (5) a ata da reunião de julho, em que manteve a taxa Selic em 15% ao ano, o maior nível desde 2006. O principal motivo, segundo o colegiado, está relacionado ao ambiente internacional, que ficou mais incerto e adverso após a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas de 50% sobre exportações brasileiras.

O documento afirma que o tarifaço já gera “impactos setoriais relevantes”, embora seus efeitos mais amplos ainda sejam incertos e dependam do desenrolar das negociações comerciais entre os dois países. O Copom avaliou que a conjuntura internacional, somada à política fiscal e comercial norte-americana, exige postura de maior prudência por parte da autoridade monetária.

Monitoramento redobrado

A diretoria do BC ressalta que acompanha de perto os possíveis impactos das tarifas sobre a economia e os ativos financeiros nacionais. O comitê também reforça a necessidade de manter a política monetária em patamar “significativamente contracionista por período bastante prolongado”, ou seja, juros altos por mais alguns meses — ou até o final do ano, segundo analistas de mercado.

O próprio Copom sinalizou que não hesitará em retomar o ciclo de alta dos juros caso haja mudanças relevantes no cenário, indicando cautela diante dos efeitos do tarifaço e de riscos inflacionários persistentes.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

PEC da Reforma Administrativa é oficialmente protocolada

Texto propõe cortes de privilégios, teto de gastos para estados e municípios e padronização salarial

Paul Biya é reeleito para oitavo mandato consecutivo em Camarões

Presidente pode ficar no poder até os 100 anos de idade

Análise: Ações e contradições que envolvem a pauta eleitoral no RJ

Disputa política no estado vai do campo da segurança pública ao futebol

Lula: queremos negociar fim do tarifaço e de sanções contra ministros

Presidente apresentou demandas em reunião na Malásia