31.5 C
Brasília

CVM abre consulta pública para regulamentar atividade de rating

Regulação busca alinhar mercado brasileiro às exigências internacionais e reforçar transparência

Data:

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu uma consulta pública para mudar as regras da atividade de classificação de risco de crédito (rating) no mercado de valores mobiliários. O principal objetivo é alinhar a regulamentação brasileira às normas do mercado de capitais europeu, especificamente às exigências da ESMA (European Securities Market Authority). O prazo da consulta pública vai até 29 de agosto.

O que diz a minuta

Entre outras regras, a minuta da norma propõe mudanças na perspectiva de classificação de crédito (ratings outlooks), estabelece que as agências deverão enviar anualmente à CVM sua política de preços, e obriga a divulgação das razões para alterações nas metodologias. Pela proposta, o relatório de rating deve ser enviado à entidade avaliada com pelo menos 1 dia útil de antecedência da publicação, para checagem.

Histórico

Em 2019, a Comissão Europeia revogou o reconhecimento do Brasil como jurisdição equivalente, tornando os mercados financeiros europeus inacessíveis às agências de rating brasileiras.

Como participar

A consulta pública sobre as novas regras fica aberta até 29 de agosto de 2025. Interessados podem enviar sugestões e comentários à Superintendência de Desenvolvimento de Mercado (SDM) da CVM por e-mail (conpublicaSDM0225@cvm.gov.br)

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

ANP monitora descontinuidade dos óleos diesel S-500 e S-1800 no Brasil

Agência acompanha substituição natural pelo diesel menos poluente S10

Senado adia análise de projeto que cria espaço fiscal para medidas contra tarifaço

CAE posterga votação do PLP 168/2025 após pedido de vista

Parlamento francês derruba Bayrou, e Macron inicia busca por novo primeiro-ministro

Crise política na França pressiona orçamento e provoca protestos

Análise: Anistia é incerta e possivelmente demorada

Na última semana, com o início do julgamento do...