25.5 C
Brasília

Copom eleva Selic em 0,5 p.p. e taxa vai a 14,75% ao ano

Os diretores apontaram que o cenário segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, e outras pressões.

Data:

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar em 0,5 ponto percentual a Selic, levando a taxa básica de juros a 14,75%. No último encontro, em março, o comitê aumentou 1 p.p. e sinalizou um ajuste menor se o cenário adverso persistisse.

A justificativa é que o cenário segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, e outras pressões no indicador. “Tal cenário prescreve uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período prolongado para assegurar a convergência da inflação à meta”.

Em nota, o Copom afirmou que “para a próxima reunião, o cenário de elevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação”.

O comunicado afirma que o Copom manterá vigilância, ajustando o aperto monetário conforme a inflação, expectativas, hiato do produto e riscos.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita