O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar em 0,5 ponto percentual a Selic, levando a taxa básica de juros a 14,75%. No último encontro, em março, o comitê aumentou 1 p.p. e sinalizou um ajuste menor se o cenário adverso persistisse.
A justificativa é que o cenário segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, e outras pressões no indicador. “Tal cenário prescreve uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período prolongado para assegurar a convergência da inflação à meta”.
Em nota, o Copom afirmou que “para a próxima reunião, o cenário de elevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação”.
O comunicado afirma que o Copom manterá vigilância, ajustando o aperto monetário conforme a inflação, expectativas, hiato do produto e riscos.

