19.5 C
Brasília

Conta de luz fica mais cara em junho, com bandeira vermelha patamar 1

Seca reduz geração hidrelétrica e força uso de termelétricas

Data:

O mês de junho começa com o acionamento da bandeira vermelha, no patamar 1. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na última sexta-feira (30). Segundo a nota, haverá um aumento no custo da energia para os consumidores. Com isso, as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 (quatro reais e quarenta e seis centavos) a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos.

De acordo com o o Operador Nacional do Sistema (ONS), com os rios abaixo da média em todo o país, espera-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com aumento nos custos de geração, devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termelétricas.

Bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015, para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.

Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não recebia um sinal para reagir ao preço mais alto.

Autor

  • Graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Vencedora do 16º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Foi estagiária da Rádio Senado. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita