A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, nesta quinta-feira (13), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) Setorial, que aumentou 1,1 ponto em novembro, alcançando 48,3 pontos, segundo o levantamento. Esse resultado marca a terceira alta consecutiva do indicador e contribui para recuperar parte das perdas registradas ao longo do ano.
Embora o resultado recente mostre melhora, o ICEI registra 11 meses consecutivos abaixo dos 50 pontos, o que revela que os empresários permanecem pessimistas desde janeiro.
Em novembro, os empresários recuperaram parte da confiança, pois avaliaram de forma menos negativa as condições atuais e demonstraram um humor mais otimista em relação aos próximos meses.
Índice de condições atuais
O índice de condições atuais avançou 1,1 ponto, passando de 43,2 em outubro para 44,3 em novembro. Apesar de permanecer abaixo dos 50 pontos, o resultado revela que os empresários percebem o momento da economia e das empresas como pior do que há seis meses. Mesmo assim, a intensidade dessa percepção negativa diminuiu.
Índice de expectativas
O índice de expectativas subiu 1,3 ponto, passando de 49,1 para 50,4 pontos. Ao ultrapassar a marca de 50 pontos, o indicador mostra que os industriais mudaram de um estado de falta de confiança para um estado de confiança em relação às perspectivas para os próximos seis meses.
Além disso, enquanto as expectativas sobre o cenário econômico se tornaram menos negativas, as projeções para os próprios negócios se mostraram ainda mais positivas.

