O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), produzido pelo FGV Ibre, voltou a cair no mês de fevereiro, recuando 2,6 pontos. Dessa forma, o índice recuou para 83,6 pontos, menor nível desde agosto de 2022, quando estava em 82,1 pts.
“O mal-estar é resultado da piora da inflação de alimentos, que reduz o poder de compra das famílias em bens essenciais e, da elevação da taxa de juros, que agrava a situação financeira das famílias”, afirma Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.
O ICC é uma pesquisa mensal que procura captar o sentimento do consumidor em relação a situação geral da economia e de suas finanças pessoais. A pesquisa obtém avaliações e previsões dos consumidores no momento da coleta e nos seis meses seguintes. Além disso, capta a percepção do mercado de trabalho e sobre intenções de compras de bens de alto valor nos seis meses seguintes.
Principais percepções para fevereiro
O ICC caiu no mês de fevereiro influenciado, principalmente, pelas expectativas. O Índice de Expectativas (IE) recuou pelo terceiro mês seguido, agora 4,3 pontos, para 87,3 pontos. O Índice de Situação Atual (ISA) permaneceu estável em 79,4 pontos.
Entre os quesitos, o que mede a intenção de compras de bens duráveis foi o que mais contribuiu para queda da confiança neste mês. Ao recuar 9,9 pontos, para 75,2 pontos, a categoria atingiu o menor nível desde agosto de 2022 (74,7 pts.). A percepção do consumidor, nesse caso, converge com as intenções do Banco Central ao elevar a taxa de juros. O BC busca, justamente, reduzir a demanda por bens e serviços para equilibrar com a oferta e provocar a queda da inflação.
O indicador que mede as perspectivas para situação financeira futura da família também teve queda, cedendo 3,0 pontos e chegando a 89,5 pontos. Além disso, o indicador que mede a percepção sobre as finanças das famílias caiu 0,9 ponto, atingindo 68,8 pontos.
Todavia, avançaram os indicadores que avaliam a situação econômica local atual e situação econômica local futura, respectivamente, com 0,9 e 0,3 ponto, acumulando 90,4 e 98,6 pontos.