21.5 C
Brasília

Camex aprova tarifa de importação zerada para milho, azeite e outros alimentos

Café, milho, azeite, carne bovina e outros alimentos terão tarifa de importação zerada por tempo indeterminado

Data:

O Comitê-Executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou, nesta quinta-feira (13), a resolução que oficializa a decisão do governo de zerar a tarifa de importação de alimentos.

Os produtos escolhidos foram a carne bovina, café, milho, açúcar, azeite, óleo de girassol, biscoitos e massas alimentícias. No caso da sardinha, a redução vale para importações até a cota de 7,5 mil toneladas. Já o óleo de palma passará da cota atual de 60 mil toneladas para 150 mil toneladas.

“São medidas emergenciais para reduzir o custo dos alimentos e ajudar a reduzir a inflação”, justificou o ministro do MDIC, Geraldo Alckmin (PSB).

Há uma semana, o governo anunciou a decisão de zerar os impostos sobre esses produtos. A medida faz parte do esforço do governo pela redução no preço dos alimentos. Segundo pesquisas recentes, a elevação no preço dos alimentos tem sido a principal queixa da população em relação ao governo, que atribui a esse fato a queda brusca na popularidade do presidente.

Além disso, o também vice-presidente, Geraldo Alckmin, afirmou que a vigência da isenção desses produtos será por tempo indeterminado. Perguntado sobre quanto o governo vai deixar de arrecadar, Alckmin afirmou que caso a medida valha por um ano, o impacto fiscal pode chegar a R$650 milhões por ano. Entretanto, a expectativa é que em alguns meses, com a colheita de safras, o preço dos alimentos volte a patamares usuais.

Sobretaxação dos EUA

Alckmin comentou ainda sobre a decisão dos Estados Unidos de elevar o imposto sobre produtos de aço exportados para o país. Segundo o ministro, o caminho não é olho por olho, e a medida não foi contra o Brasil, mas para todos. Ele ressaltou que as negociações em torno de um acordo com o parceiro comercial estão em andamento.

Autor

  • Jornalista carioca erradicada em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Indústria da Construção registra pior desempenho em agosto

Setor registra queda na atividade, emprego e utilização da capacidade operacional

Brasil destaca diversificação da pauta exportadora em meio a investigação dos EUA

Brasil reafirma diálogo para resolver impasse da Seção 301