26.5 C
Brasília

Brasil estabelece entendimentos de cooperação financeira com China e Rússia

Acordos ampliam diálogo em finanças climáticas, infraestrutura e governança econômica entre países

Data:

O Ministério da Fazenda do Brasil e os Ministérios das Finanças da China e da Rússia assinaram memorandos de entendimento econômico e financeiro para aprofundar a cooperação e o intercâmbio entre o Brasil com cada um desses dois países nesta segunda-feira (11).

China

O acordo não é legalmente vinculante, mas formaliza a intenção de promover parcerias estratégicas de longo prazo, com foco em áreas como finanças climáticas — alinhadas ao Roteiro de Baku a Belém para a COP30 — investimentos em infraestrutura e reformas na governança econômica global.

Os países também se comprometeram a apoiar o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB), além de explorar finanças sustentáveis, cofinanciamento e ampliar a voz dos mercados emergentes em fóruns multilaterais como G20 e BRICS.

Rússia

De forma paralela, o Brasil e a Rússia firmaram um memorando para estabelecer um diálogo econômico e financeiro que visa fortalecer a cooperação bilateral em políticas macroeconômicas, reforma estrutural, cooperação tributária e financiamento de projetos de infraestrutura. O acordo prevê ainda apoio conjunto em organismos multilaterais, incluindo os BRICS e o G20, além da possibilidade de integrar representantes do setor privado nos debates técnicos.

Essas iniciativas alinham-se ao Plano de Ação da parceria estratégica entre Brasil e Rússia, vigente desde 2010, promovendo reuniões regulares e intercâmbio de experiências.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita