25.5 C
Brasília

Após audiência pública, projeto que limita dívida consolidada da União deve ter alterações, mas pode avançar

Projeto visa garantir equilíbrio fiscal sem restringir capacidade de endividamento

Data:

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado promoveu, nesta quarta-feira (8), uma audiência pública com integrantes do governo e especialistas para debater o projeto que limita a dívida consolidada da União (PRS 8/25).

Estavam presentes o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, o secretário especial de análise governamental da Casa Civil, Bruno Moretti, o presidente da IFI (Instituição Fiscal Independente), Marcus Pestana, e economistas.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Durante a discussão, foram apontados ajustes que devem ser necessários para que o texto que não incorra em inconstitucionalidade e para que a ferramenta seja efetiva no auxílio ao equilíbrio fiscal, e não restritiva ou impossível de ser cumprida.

Uma das sugestões é fazer uma diferenciação entre dívida fiscal e dívida monetária, já que o projeto impões restrições no caso de descumprimento do limite, como proibição da realização de operações de crédito, ressalvadas exceções. Além disso, operações para recomposição da reserva de liquidez da dívida precisariam de autorização da CAE.

Dessa forma, as conversas entre a equipe técnica do governo e o relator devem continuar ocorrendo. A tendência é que ajustes sejam feitos no texto, além de uma harmonização com as regras da LRF e do arcabouço fiscal.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Mercado reduz previsão de inflação para 2025 pela quinta semana seguida

Projeção para o dólar também foi reduzida, chegando a R$ 5,41

Como será a semana – 26/10 a 31/10

O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus devem apresentar recursos no STF

Análise: A disputa pelo controle da direita

As divergências entre o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e...

Anatel fixa prazo para regularização das operadoras de banda larga fixa

Empresas sem autorização estarão irregulares e sujeitas a ter operações e infraestrutura bloqueadas