19.5 C
Brasília

Alta dos juros e aumento das importações travam indústria brasileira no 1º trimestre de 2025, avalia CNI

Setor foi o único a recuar no trimestre, enquanto agropecuária e serviços avançaram

Data:

Em avaliação feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), os juros altos e o aumento das importações comprometeram o crescimento da indústria brasileira no 1º trimestre do ano de 2025. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor foi o único a encolher em relação ao 4º trimestre de 2024. A indústria recuou 0,1%, enquanto a agropecuária cresceu 12,2% e os serviços subiram 0,3%.

Impacto dos juros e das importações

Para o presidente do órgão, Ricardo Alban, o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a MP do Setor Elétrico podem piorar as condições para a indústria.

“Só o IOF vai representar um peso de R$ 19 bilhões para as empresas em 2025 e R$ 39 bilhões no ano que vem. A pressão da isenção da conta de luz, como prevê a MP do Setor Elétrico, também vai recair sobre nós”, explica.

De acordo com a confederação, a elevação do IOF contribui para o encarecimento do crédito para empreendimentos produtivos, consequentemente aumentando a carga tributária sobre empréstimos para empresas em mais de 110% ao ano.

Há um descasamento entre consumo interno e a produção nacional. Enquanto o consumo das famílias subiu 1% e a demanda por bens industriais subiu 1,2%, a produção industrial nacional aumentou apenas 0,1% no 1º trimestre, avalia a CNI. 

Autor

  • Luiza Melo*

    Graduanda de Jornalismo pela Universidade de Brasília. Teve passagem pela Agência Senado e Poder360. Encantada pelo jornalismo político e internacional. Atualmente, auxilia na cobertura de política no site Política Brasileira. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita