Durante reunião nesta quinta-feira (8), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com executivos da Tenex, subsidiária da Rosatom — estatais russas de energia nuclear — destacou os avanços do Brasil na construção de uma matriz energética plural, estável e sustentável, com foco especial na energia nuclear e no aproveitamento de minerais estratégicos, como o lítio e o urânio, e reforçou o interesse na parceria com empresas que são referência no setor.
A viagem do ministro é para cumprir agenda de trabalho na Rússia, voltada para o fortalecimento das relações bilaterais em áreas prioritárias para o Brasil, entre elas energia nuclear, mineração sustentável, combustíveis limpos e transição energética.
“O Brasil é plural na geração de energia e temos trabalhado na reestruturação de toda a cadeia energética, com foco na estabilidade e sustentabilidade, prioridades do Ministério de Minas e Energia e do governo do presidente Lula. Temos grandes reservas de urânio e potencial para liderar esse setor globalmente. Essa cooperação com a Tenex acelera a produção nacional, fortalece nossa cadeia produtiva e contribui para a descarbonização da economia”, disse Silveira.
Reservas de urânio
O Brasil possui uma das maiores reservas de urânio do mundo, com estimativas de cerca de 280 mil toneladas do minério, além de figurar entre os seis maiores produtores globais de lítio e deter a oitava maior reserva mundial.
Silveira também destacou o potencial do Vale do Jequitinhonha (MG) como polo estratégico do lítio — mineral essencial para a transição energética. “Temos reservas já em desenvolvimento e buscamos relações sólidas e de reciprocidade com parceiros estratégicos como a Tenex”, destacou.
Agenda
O ministro Alexandre Silveira está acompanhando a comitiva oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também cumprirá agenda na China. Em abril, o ministro esteve no país asiático para preparar a visita presidencial e avançar em articulações voltadas à mobilidade elétrica, produção de baterias e implantação de data centers.

