Mais de 61,8 milhões de passageiros utilizaram voos domésticos e internacionais no Brasil entre janeiro e junho deste ano, segundo levantamento divulgado pelo Ministério de Portos e Aeroportos na terça-feira (22). O salto representa uma alta de 10% em relação ao mesmo período de 2024 e confirma o país em trajetória ascendente no setor aéreo.
O mercado internacional foi o principal destaque. Nos seis primeiros meses do ano, o Brasil movimentou 13,8 milhões de passageiros em voos para o exterior — 15,3% a mais que em 2024. Os voos domésticos também cresceram: mais de 40 milhões de embarques e desembarques, incremento de 8,6% sobre o ano passado.
Principais aeroportos
Todos os grandes terminais do país registraram ampliação de movimento, com destaque para:
-
Aeroporto do Galeão (RJ): passou de 6,5 milhões para 8,2 milhões de passageiros, alta superior a 26%;
-
Aeroporto de Confins (MG): movimentou 6,2 milhões de passageiros, avanço de quase 15%;
-
Aeroporto de Guarulhos (SP): manteve a liderança nacional, com quase 22 milhões de viajantes e alta de 8%;
-
Aeroporto de Brasília (DF): teve o melhor desempenho desde 2019, com crescimento de 7,6% e mais de 7,5 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando.
Perspectiva positiva para o restante do ano
Segundo o ministro Silvio Costa Filho, a aviação civil brasileira atravessa seu momento mais próspero.
“Estamos vivendo o melhor período da nossa aviação civil e os números comprovam isso. Se mantivermos esse ritmo no segundo semestre deste ano, vamos fechar 2025 com o melhor resultado da história. Isso significa um ganho expressivo não apenas para o nosso setor, mas para todos”, disse.