O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Progressistas, afirmou que segue alinhado a Jair Bolsonaro, mas considera muito difícil a candidatura do ex-presidente nas eleições de 2026. “Se houvesse hoje uma eleição com Tarcísio contando com o apoio de Bolsonaro, não haveria mais disputa no país. Lula não seria mais candidato”, declarou, durante o Arko Conference 2025, nesta sexta-feira (28). O evento é uma parceria da Arko Advice com a Galápagos Capital.
Jair Bolsonaro está inelegível até 2030, e enfrentando processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta liderança em tentativa de golpe de Estado..
Eleições
Na visão do senador, quanto mais Lula se enfraquece, mais difícil se torna uma candidatura de Tarcísio, caso ele não tenha o apoio do ex-presidente. O Ciro também sugeriu que Bolsonaro pode apoiar um de seus filhos em uma eventual disputa presidencial.
Na avaliação do CEO da Arko Advice, Murillo de Aragão, Bolsonaro continua sendo uma peça central no cenário político para as eleições do próximo ano.
“Não que ele atrapalhe o Tarcísio. No fundo, o Bolsonaro atrapalha toda a oposição, porque todo mundo que pensa em ser candidato contra o governo olha o Bolsonaro na frente como um grande cabo eleitoral e como alguém que se acha candidato até o último minuto. Então, ele não atrapalha o Tarcísio, ele atrapalha o Ratinho Junior, Zema, Eduardo Leite, Caiado”, ressaltou.