A Arko Advice publicou, nesta segunda-feira (27), a pesquisa Elite Parlamentar 2025, listando os 120 parlamentares — 79 deputados federais e 41 senadores — que se destacam por sua qualificação e representatividade no Congresso Nacional. Produzida desde 1997, a publicação tem como objetivo reconhecer as lideranças que se destacaram no ano.
A análise se baseia na influência de cada parlamentar em participar e influenciar importantes debates públicos, sem levar em conta razões ideológicas ou partidárias.
Destaques da Edição 2025
Partidos: O PT é o partido com o maior número de lideranças, somando 18 parlamentares. Em seguida, aparecem União Brasil com 14, e PL, PP e PSD, cada um com 13 representantes.
Estados: São Paulo é o estado com mais representantes na elite, com 17 parlamentares, seguido por Rio de Janeiro (14) e Minas Gerais (12).
Regiões: As regiões Nordeste e Sudeste são as que mais concentram parlamentares influentes, com 45 e 44 membros, respectivamente.
Gênero: A lista é composta por 107 homens e 13 mulheres.
O que define a Elite?
A metodologia da pesquisa classifica os congressistas em dois grupos principais: lideranças formais e informais. Lideranças formais são os parlamentares que ocupam cargos previstos na estrutura de poder da Câmara e do Senado. Incluem-se membros da Mesa Diretora, líderes e vice-líderes de partidos ou blocos, presidentes de comissões relevantes e relatores de matérias de grande importância. Nesta edição, 59 parlamentares se enquadram nesta categoria.
Lideranças Informais são congressistas que, mesmo sem ocupar um cargo formal, participam ativamente das decisões legislativas. Eles se destacam por suas qualificações pessoais ou por representar interesses de grupos políticos e setores da sociedade. A Arko Advice os divide em cinco categorias: Articuladores, Especialistas, Debatedores, Líderes de Grupos Políticos e Líderes Setoriais. Em 2025, 61 parlamentares foram classificados como líderes informais.
Acesse a lista completa clicando na imagem:


