28.5 C
Brasília

Com INSS, governo vai ter que lutar para resgatar popularidade, diz Cristiano Noronha

Cientista político aponta erros na condução da crise

Data:

O governo enfrenta um cenário desafiador para resgatar sua popularidade após o recente escândalo envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o cientista político Cristiano Noronha, vice-presidente da consultoria Arko Advice, o governo tem cometido erros sucessivos na condução da crise, o que tem dificultado sua capacidade de se descolar do escândalo.

Noronha destaca que o governo tem “corrido atrás do prejuízo” tanto na questão do Pix quanto agora no caso do INSS. “Além de correr atrás do prejuízo, o governo está voltando atrás de determinadas decisões. Primeiro era não apoiar a CPI, agora é apoiar a CPI”, afirma o analista.

De acordo com o cientista político, o escândalo já começa a refletir nas pesquisas de opinião. “A gente teve acesso a tracking de pesquisas de opinião que mostram que novamente a desaprovação de Lula tinha ficado menor do que a aprovação em pesquisas recentes, mas isso já voltou a se inverter novamente”.

Para Noronha, esta inversão nos índices de aprovação representa um retrocesso significativo para o governo, que vinha recuperando sua popularidade, ainda que a um ritmo lento. “Agora, o cenário exige um novo esforço para reconquistar o apoio popular”, alerta.

Consequências políticas além da popularidade

O analista aponta que as consequências do escândalo vão além da queda na popularidade. Há um potencial afastamento dos partidos do chamado “centrão”, o que pode impactar a disposição desses grupos em caminhar com o governo nas eleições do próximo ano.

Além disso, Noronha alerta que a CPI, uma vez em funcionamento, pode neutralizar boas notícias que o governo pretendia dar à população em ano eleitoral. “Isso cria um cenário complexo para a administração, que terá que lidar simultaneamente com a investigação e a necessidade de apresentar resultados positivos à sociedade”, conclui.

Texto originalmente publicado na CNN Brasil

Autor

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita