18.5 C
Brasília

Arko Talks: Ministro do Planejamento em exercício indica que superávit, mesmo que leve, pode ajudar a reduzir dívida pública

Gustavo Guimarães destacou que o cumprimento da meta fiscal e a estabilidade da Selic ancoram as expectativas em relação à dívida, além de notar o PIB potencial acima de 3%

Data:

O ministro em exercício do Planejamento e Orçamento, Gustavo Guimarães, afirmou que o cumprimento da meta fiscal e a geração de um superávit primário, mesmo que leve, pode ajudar a reduzir a trajetória da dívida pública.

Em participação no Arko Talks – evento da Arko Advice com a Galápagos – nesta segunda-feira (1), Guimarães comentou também sobre o impacto da Selic na dívida, e constatou que mudanças também leves na taxa básica de juros também ancoram as expectativas em relação à dívida.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Além disso, Guimarães destacou ainda a mudança no PIB potencial, advindo de reformas e mudanças institucionais. Segundo ele, o indicador girou em torno de 3% nos últimos anos, além de contar com um mercado de trabalho aquecido.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita