21.5 C
Brasília

Arko Conference 2025: Tributaristas falam do impacto da reforma tributária para o setor de energia e óleo e gás

Reforma tributária pode aumentar carga e gerar insegurança jurídica no setor de energia

Data:

As advogadas tributaristas Fernanda Pugliesi (Energisa) e Diane Borges de Carvalho (PRIO), alertaram para os impactos da reforma tributária nos setores de energia e óleo e gás. Embora a simplificação possa trazer benefícios em algumas áreas, há preocupações com o aumento da carga tributária e insegurança jurídica. As falas foram feitas na Arko Conference 2025 nesta sexta-feira (28), com a mediação do COO da Arko Advice, Cristiano Noronha, e é uma parceria da Arko Advice com a Galápagos Capital.

Setores enfrentam desafios

Fernanda Pugliesi destacou que a distribuição e transmissão de energia podem ter redução de impostos, mas a geração distribuída (energia solar) e o gás natural devem enfrentar aumento de tributação, impactando preços e competitividade. No caso do gás, o Imposto Seletivo (IS) de 0,25% pode reduzir a rentabilidade do setor.

Já Diane Borges criticou a inclusão da extração de bens minerais no IS e alertou para o veto presidencial que retirou a garantia de isenção do tributo para exportações, gerando insegurança jurídica e risco de judicialização.

Possíveis impactos

Além disso, a transição para o novo sistema de tributação do consumo, prevista até 2032, será desafiadora. Apesar da expectativa de repasse automático dos tributos, não há cláusula que obrigue essa prática, o que pode gerar disputas e incertezas. Para Borges, o Brasil já contratou um aumento significativo da carga tributária, tanto sobre renda quanto sobre consumo, com possíveis impactos inflacionários.

Autor

  • Estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), busco, junto ao jornalismo político, desenvolvimento profissional e experiências que possam aperfeiçoar esta jornada. * Estagiária sob a supervisão da equipe de reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025