12.5 C
Brasília

Arko Conference 2025: Tributaristas falam do impacto da reforma tributária para o setor de energia e óleo e gás

Reforma tributária pode aumentar carga e gerar insegurança jurídica no setor de energia

Data:

As advogadas tributaristas Fernanda Pugliesi (Energisa) e Diane Borges de Carvalho (PRIO), alertaram para os impactos da reforma tributária nos setores de energia e óleo e gás. Embora a simplificação possa trazer benefícios em algumas áreas, há preocupações com o aumento da carga tributária e insegurança jurídica. As falas foram feitas na Arko Conference 2025 nesta sexta-feira (28), com a mediação do COO da Arko Advice, Cristiano Noronha, e é uma parceria da Arko Advice com a Galápagos Capital.

Setores enfrentam desafios

Fernanda Pugliesi destacou que a distribuição e transmissão de energia podem ter redução de impostos, mas a geração distribuída (energia solar) e o gás natural devem enfrentar aumento de tributação, impactando preços e competitividade. No caso do gás, o Imposto Seletivo (IS) de 0,25% pode reduzir a rentabilidade do setor.

Já Diane Borges criticou a inclusão da extração de bens minerais no IS e alertou para o veto presidencial que retirou a garantia de isenção do tributo para exportações, gerando insegurança jurídica e risco de judicialização.

Possíveis impactos

Além disso, a transição para o novo sistema de tributação do consumo, prevista até 2032, será desafiadora. Apesar da expectativa de repasse automático dos tributos, não há cláusula que obrigue essa prática, o que pode gerar disputas e incertezas. Para Borges, o Brasil já contratou um aumento significativo da carga tributária, tanto sobre renda quanto sobre consumo, com possíveis impactos inflacionários.

Autor

  • Estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), busco, junto ao jornalismo político, desenvolvimento profissional e experiências que possam aperfeiçoar esta jornada. * Estagiária sob a supervisão da equipe de reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço