21.5 C
Brasília

André Mendonça afirma que insegurança jurídica no Brasil impulsiona judicialização externa

Ministro do STF alerta que instabilidade regulatória e falta de cumprimento de contratos afetam o ambiente de investimentos

Data:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, afirmou nesta sexta-feira (28), durante a Arko Conference 2025, que a insegurança jurídica no Brasil influencia a decisão de empresas que buscam jurisdições estrangeiras para resolver disputas. Segundo ele, fatores como instabilidade regulatória, cumprimento de contratos e o funcionamento das agências reguladoras impactam o ambiente de investimentos no país. O evento é uma parceria da Arko Advice com a Galápagos Capital.

“Nós temos dificuldade em respeitar os contratos e as leis. Temos dificuldade em ter uma boa regulação. Vê-se a captura e a busca de interesses políticos e também econômicos das agências reguladoras. Há um grande nível de desperdício na execução das políticas públicas e uma falta de segurança pública que inibe o investimento”, afirmou.

Desafios

Mendonça também comentou sobre mudanças frequentes na legislação e decisões casuísticas, destacando que a retroatividade em determinadas matérias, como a tributária, pode gerar impactos na segurança jurídica. O ministro citou o caso do desastre de Mariana, atualmente em julgamento nas cortes brasileira e inglesa. Segundo ele, se tivesse sido resolvido anteriormente, não estaria sendo analisado por uma corte estrangeira.

O ministro apontou que, em alguns casos, empresas buscam jurisdições externas devido a uma tramitação mais rápida, ou jurisprudências consideradas mais favoráveis.

Autor

  • Graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Vencedora do 16º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Foi estagiária da Rádio Senado. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025