Hugo Motta (Republicanos-PB), de 35 anos, chegou à presidência da Câmara inovando. Ele decidiu colocar a seu favor o fato de ser o mais jovem deputado a assumir o cargo. Está investindo em comunicação digital, em vídeos que miram os mais jovens e em uma linguagem descontraída.
Essa escolha parece refletir uma leitura cuidadosa do cenário político atual, no qual a conexão com a população e a construção de uma imagem de proximidade são cada vez mais valorizadas. Além de produzir vídeos curtos e cortes rápidos, Hugo Motta também criou um quadro denominado “Dá um Hoogle”, com o objetivo de tirar dúvidas sobre a Casa.
O primeiro vídeo foi publicado no dia em que ele venceu as eleições, com 444 votos – o segundo maior número de votos desde a redemocratização. No vídeo, que já tem quase 600 mil visualizações, o dono da página afirma: “Você também foi no Google ver quem é Hugo Motta? Nada contra o Google, mas como agora a gente vai se encontrar aqui nas redes todos os dias, resolvi fazer meu próprio buscador. Bem-vindos ao Hoogle.”
Nesta primeira semana no cargo, a mudança de postura também foi observada nos bastidores por quem cobre a Câmara dos Deputados. Hugo Motta percorreu a Casa acompanhado por videomakers, mas tem circulado pelo local como se fosse qualquer outro deputado, evitando elevadores privativos.

