26.5 C
Brasília

Análise: Sem matéria polêmica, apoio ao governo na Câmara aumenta

Foi o melhor resultado desde julho de 2024

Data:

De acordo com levantamento da Arko Advice, a média de apoio ao governo na Câmara dos Deputados aumentou de 44,57%, em julho, para 63,22%, em agosto. Foi o melhor resultado desde julho de 2024, quando o índice atingiu a marca de 64,1%.

Vale ressaltar que, no início de agosto, partidos de oposição anunciaram obstrução nos plenários da Câmara e do Senado, o que reduziu a deliberação de matérias no Congresso Nacional. Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cobravam então a votação da proposta que concede anistia ampla e irrestrita aos acusados pelos ataques em 8 de janeiro em 2023. Defendiam também o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue o foro privilegiado. Nenhuma das matérias, contudo, foi votada.

Ao todo, foram analisadas 25 votações nominais e abertas ocorridas em agosto. Entre elas, estão o PL nº 1.707/25, do governo federal, que estabelece regras especiais para parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) durante estado de calamidade pública, e a medida provisória que criou o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) para o INSS (MP nº 1.296/25).

Entre as legendas mais alinhadas ao governo, estão: PCdoB (90,40%); Rede (86,36%); PV (85,22%); PT (79,85%); e PSOL (78,89%). As legendas que mais votaram contra a orientação do Palácio do Planalto foram: Novo (69,09%); PL (44,05); PRD (23,63%); Cidadania (21,59%); e União (17,02%).

Tanto a fidelidade do União quanto a do PP estão entre as mais baixas, se considerarmos as legendas que mantêm ministério no governo Lula. O índice de apoio do União foi de 61,55%; e do PP, de 62,61%. As duas siglas formalizaram recentemente uma federação (União Progressista) e cobraram de seus ministros que deixassem o governo.

Celso Sabino (União-PA) comanda o Ministério do Turismo e André Fufuca (PP-MA) o do Esporte. Ambos, porém, sinalizaram que não têm a intenção de renunciar.

Autor

  • Vice-presidente e sócio da Arko Advice desde 1999, mestre em Ciência Política pela UnB, professor, palestrante e editor-chefe do "Cenários Políticos" e "Política Brasileira".

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita