22.5 C
Brasília

Análise: Os significados da indicação de Boulos para o Ministério

Data:

No retorno da viagem a Nova York, a expectativa é que o presidente Lula (PT) confirme a indicação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para o Ministério da Secretaria Geral em substituição a Márcio Macêdo (PT). A troca não chega a ser uma novidade, já que a ida de Boulos a Esplanada vem sendo cogitada há meses.

A escolha de Guilherme Boulos é natural, já que a Secretaria Geral tem como uma de suas atribuições a articulação com os movimentos sociais. Após as forças sociais de esquerda terem dado uma demonstração de força nas manifestações contra a PEC das Prerrogativas e o PL da Anistia no último final de semana, a provável indicação de Boulos – que é o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), tendo base política nas periferias de São Paulo (SP) – indica que Lula poderá intensificar a mobilização dos movimentos sociais de olho na sucessão de 2026.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Com Guilherme Boulos no Ministério, o presidente também sinaliza com a construção de uma aliança à esquerda para 2026. Como União Brasil e PP já anunciaram formalmente seu desembarque da base aliada, antecipando um movimento para 2026, e o PSD deverá apoiar o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ou lançar candidatura própria – Ratinho Júnior (PR) ou Eduardo Leite (RS) – Lula começa a viabilizar a união das esquerdas para 2026.

Além da federação PT, PCdoB e PV, o presidente deverá manter Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente, além de atrair o PSOL e possivelmente o PDT. Com o centrão mais distante de Lula, resta ao Palácio do Planalto aglutinar o campo da esquerda e negociar acordos estaduais com partidos como o União Brasil, PP, PSD e MDB, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Com a ida de Guilherme Boulos para a Esplanada, ele não deve ser candidato a deputado federal, o que poderá beneficiar os candidatos do PT à Câmara em São Paulo, já que Boulos foi o deputado federal mais votado em 2022. Além disso, ao atrair Boulos para o Ministério, o PSOL deve estar aliado ao PT em São Paulo.

Mesmo que a escolha de Guilherme Boulos para o Ministério não agregue além da esquerda, sua indicação pode mobilizar os movimentos sociais e manter a esquerda unida em torno de Lula.

Os sinais emitidos por Lula indicam uma aposta em um governo mais à esquerda. Além de mobilizar as ruas e construir uma aliança de esquerda, o governo aposta em medidas sociais como a isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 salários mínimos, o programa Gás do Povo, a isenção da conta de luz para os mais pobres e o programa mais especialistas no SUS.

Autor

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Indústria da Construção registra pior desempenho em agosto

Setor registra queda na atividade, emprego e utilização da capacidade operacional

Brasil destaca diversificação da pauta exportadora em meio a investigação dos EUA

Brasil reafirma diálogo para resolver impasse da Seção 301