18.5 C
Brasília

Análise: Observações sobre a pesquisa Quaest no RS

Data:

Aprovado por 62% dos gaúchos, o governador Eduardo Leite (PSDB) será um cabo eleitoral estratégico em 2026. A popularidade de Leite é positiva para o vice-governador Gabriel Souza (MDB), que poderá ser o candidato da situação, ou a ex-prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas (PSDB), caso ela seja a escolhida.

O fato de 47% dos gaúchos entenderem que Eduardo Leite merece eleger o sucessor – e 46% disseram que não – também é positivo para Leite. Além de estar na metade do segundo mandato, Leite enfrentou no ano passado uma grave enchente. Mesmo assim segue muito popular.

Apesar de estar hoje com apenas 7% das intenções de voto, Gabriel Souza tende a crescer à medida em que seu nome for associado ao de Eduardo Leite. Gabriel potencialmente poderá atrair a parcela dos entrevistados que hoje declara voto em branco/nulo ou está indeciso. Esse contingente é elevado: 49%.

O deputado federal Tenente Coronel Zucco (PL), com 15% das preferências, tem capital político para chegar ao segundo turno. Assim, poderemos ter em 2026 e a reprodução do segundo turno de 2022, onde o centro enfrentou a direita.

O PT, que em 2022 animou-se com o terceiro lugar do presidente da Conab, Edegar Pretto, enfrentará dificuldades. Sua intenção de voto (10%) sugere que o desempenho de 2022 foi mais puxado pela chapa majoritária que tinha Lula e Olívio que por Edegar.

A surpresa é o desempenho da ex-deputada Juliana Brizola (PDT), que lidera com 19%. O índice de Juliana deve dificultar uma união das esquerdas, dividindo o campo e isolando o PT. O PDT, por sua vez, pode apostar em uma candidatura própria ou compor com o candidato de Leite.

Outro aspecto a ser observado é o futuro do PSDB. A eventual fusão ou incorporação do partido a outra sigla impactará os movimentos de Eduardo Leite e o futuro da política gaúcha. Independente disso, Leite desponta como o grande eleitor de 2026. Tem força para eleger o sucessor, ser competitivo como candidato a senador e até sonhar com um projeto presidencial.

Autor

  • Analista Político da Arko Advice. Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bacharel em Ciência Política (ULBRA-RS). Especialista em Ciência Política (UFRGS). Tem MBA em Marketing Político (Universidade Cândido Mendes).

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita