28.5 C
Brasília

Análise: Lula tem o pior apoio semestral na Câmara desde 2023

A média de apoio em 2025 é a menor já obtida por Lula

Data:

Levantamento da Arko Advice mostra que, no primeiro semestre de 2025, o presidente Lula (PT) obteve o pior percentual de apoio semestral na Câmara dos Deputados desde que assumiu o seu terceiro mandato como presidente da República. Para essa pesquisa, foram analisadas 520 votações nominais e abertas de 2023 até julho de 2025.

No primeiro semestre do ano, a derrota mais simbólica do governo ocorreu durante a análise do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que derrubou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O assunto foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF). Por decisão liminar do ministro relator, Alexandre de Moraes, o aumento do IOF foi restabelecido e o aumento voltou a vigorar. O episódio resultou em críticas de parlamentares ao STF.

Outra votação relevante no primeiro semestre foi a que envolveu o licenciamento ambiental. O governo tem mostrado resistência ao texto e deve sancionar o projeto com vetos, o que pode gerar novos atritos com o Congresso Nacional. O prazo de sanção do presidente Lula vai até 8 de agosto.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Em julho, o apoio ao governo subiu em relação a junho, passando de 37,71% para 44,57%. Mesmo com essa alta, este foi o segundo menor percentual desde fevereiro de 2023.

Conforme tratamos no Política Brasileira 2267, o Executivo e o Legislativo fecharam o primeiro semestre do ano em clima de tensão. Clima que tende a permanecer desafiador para o Executivo no segundo semestre.

No primeiro semestre do ano, as legendas mais fiéis ao governo foram: PCdoB (85,57%); PT (80,44%); PV (78,52%); PDT (72,11%); e PSOL (71,97%).

Já os partidos que mais votaram contra o Palácio do Planalto foram: Novo (61,47%); PL (56,69%); PRD (31,88%); União Brasil (29,22%); e Cidadania (28,84%).

Quando se compara o atual apoio ao presidente Lula na Câmara dos Deputados com seus dois mandatos anteriores, verifica-se que a média de apoio em 2025 é a menor já obtida por Lula. Também é a menor dos primeiros dois anos do terceiro mandato. Tal resultado demonstra uma relação difícil com o Poder Legislativo.

Autor

  • Analista Político da Arko Advice. Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bacharel em Ciência Política (ULBRA-RS). Especialista em Ciência Política (UFRGS). Tem MBA em Marketing Político (Universidade Cândido Mendes).

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025