22.5 C
Brasília

Análise: Eleições para governador

MDB, PSD, União Brasil e PT devem disputar o posto com o maior número de governadores

Data:

Levantamento realizado pela Arko Advice considerando as pesquisas de intenção de voto mais recentes para governador aponta que, faltando um ano para as eleições, MDB, PSD, União Brasil e PT devem disputar o posto de partido com o maior número de governadores.

Neste momento, o MDB aparece como favorito em Alagoas (Renan Filho); Amapá (Dr.Furlan); Goiás (Daniel Vilela); e no Pará (Hana Ghassan). O partido também é competitivo no Espírito Santo (Ricardo Ferraço); Rio Grande do Sul (Gabriel Souza) e Roraima (Tereza Surita).

O PSD é o favorito no Amazonas (Omar Aziz), no Maranhão (Eduardo Braide), no Rio de Janeiro (Eduardo Paes) e em Sergipe (Fabio Mitidieri). Também é competitivo no Paraná (Guto Silva).

O União Brasil apresenta favoritismo no Acre (Alan Rick) e no Tocantins (Professora Dorinha). Também é competitivo na Bahia (ACM Neto), no Paraná (Sergio Moro), no Rio Grande do Norte (Alysson Bezerra) e em Rondônia (Fernando Máximo). O PT é o favorito no Ceará (Elmano de Freitas) e no Piauí (Rafael Fonteles). Também é competitivo na Bahia (Jerônimo Rodrigues) e no Rio Grande do Sul (Edegar Pretto).

O PP é o favorito no Distrito Federal (Celina Leão) e em Mato Grosso do Sul (Eduardo Riedel). O PSB é o favorito em Pernambuco (João Campos) e no Espírito Santo (Renato Casagrande).

O PL é favorito em Santa Catarina (Jorginho Mello). Também é competitivo em Mato Grosso (Wellington Fagundes), no Rio Grande do Norte (Rogério Marinho), no Rio Grande do Sul (Luciano Zucco) e em Rondônia (Marcos Rogério).

O Republicanos é o favorito em São Paulo (Tarcísio de Freitas). O partido também é competitivo no Espírito Santo (Lorenzo Pazolini); Mato Grosso (Otaviano Pivetta); Minas Gerais (Cleitinho Azevedo); e Roraima (Edilson Damião).  O Novo é competitivo em Minas Gerais (Matheus Simões) e o PDT no Rio Grande do Sul (Juliana Brizola).

Nove governadores podem disputar a reeleição. Hoje, sete são favoritos a um novo mandato. Se confirmarem o sucesso nas urnas, poderemos ter um índice de reeleição de 77,77%. O maior da história foi em 2022 (90%).

Outro aspecto a ser observado é que os partidos de centro-direita (MDB, PSD, UB, PP, Republicanos e Novo) mostram maior competitividade nas disputas pelos governos estaduais. Já a esquerda concentra sua força majoritariamente na Região Nordeste.

Autor

  • Analista Político da Arko Advice. Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bacharel em Ciência Política (ULBRA-RS). Especialista em Ciência Política (UFRGS). Tem MBA em Marketing Político (Universidade Cândido Mendes).

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Termina hoje o prazo da consulta para norma sobre perdas no sistema de água potável

Nova norma busca mais transparência, sustentabilidade e eficiência no abastecimento público, com participação da sociedade

Mercado reduz previsão de inflação para 2025 pela terceira semana seguida

Mercado revisa IPCA para 4,72% e mantém expectativa de crescimento moderado e câmbio estável

Como será a semana – 13/10 a 17/10

Governo prepara programa de reformas habitacionais e acompanha pautas legislativas importantes

Análise: Legislação eleitoral com poucas mudanças para 2026

A um ano das eleições gerais, encerrou-se o prazo...