15.5 C
Brasília

Comissão de Infraestrutura do Senado analisa PL que regula securitização

A proposta é transformar créditos e direitos ambientais em recursos financeiros para estimular o financiamento de projetos sustentáveis

Data:

A Comissão de Infraestrutura (CI) iniciará os trabalhos do ano na terça-feira (11), com 13 itens em pauta. Entre as matérias que serão analisadas, destaca-se o projeto de lei que regula a securitização de ativos ambientais, permitindo transformar créditos e direitos ambientais em recursos financeiros. O PL 3.433/2024 tem como objetivo incentivar o financiamento de empresas de infraestrutura que promovam inovações tecnológicas sustentáveis. A autoria é do senador Fernando Dueire (MFB-PE), e o relator da matéria, senador Fernando Farias (MDB-AL), incluiu emendas ao texto.

Segundo o projeto, poderão ser financiados, por meio da emissão e negociação de Certificados de Recebíveis Ambientais, projetos que atendam a critérios de sustentabilidade, com foco em reflorestamento, energia renovável e manejo sustentável de recursos naturais.

A proposição também estabelece que as empresas que desejam securitizar créditos ativos devem criar uma sociedade de propósito específico (SPE), a qual será a titular dos ativos e responsável pela emissão dos títulos.

Loteria

Outro projeto de autoria do senador Fernando Dueire é o PL 2.688/2024, que destina a arrecadação de um concurso anual da loteria de prognósticos numéricos ao Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap). A proposta foi motivada pelas intensas chuvas que ocorreram no Rio Grande do Sul em 2024, resultando em uma grande calamidade pública com perdas humanas e danos bilionários.

Essa matéria também conta com a relatoria favorável de Fernando Farias, que acrescentou emendas, incluindo uma que determina que a arrecadação será destinada ao custeio de ações de resiliência em cidades e agrupamentos urbanos, com foco na preparação para eventos climáticos extremos.

Ministros

Presidida pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), a CI terá, ainda, nove requerimentos em pauta, incluindo aqueles que propõem audiências públicas com os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e dos Transportes, Renan Filho.

Os requerimentos foram apresentados pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO) para que os ministros informem seus planos de trabalho para os próximos dois anos.

Os senadores Marcos Rogério e Jaime Bagattoli (PL-RO) também apresentaram requerimentos relacionados à BR-364, em Rondônia. O primeiro solicita uma audiência pública para discutir o processo licitatório de concessão da rodovia, enquanto o segundo requer ao Tribunal de Contas da União (TCU) a realização de inspeções e auditoria contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial sobre o processo licitatório.

 

Autor

  • Graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Vencedora do 16º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Foi estagiária da Rádio Senado. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço