Entrevista: Datena quer ampliar monitoramento por câmeras com reconhecimento facial

Candidato à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB) concede entrevista à Arko e fala sobre as propostas de melhorias para a área da segurança

Published:

1. O senhor disse em uma entrevista que, “como senador, era para ter sido eleito com o pé nas costas”. O senhor pretende continuar na política daqui para a frente?

Não pretendo disputar outra eleição. Essa campanha para a prefeitura de São Paulo está sendo uma experiência enriquecedora que me traz, a cada dia, novos aprendizados. As agendas me aproximaram do povo e esse contato me faz muito bem. Ser reconhecido e receber o carinho das pessoas tem sido valioso. Para mim, esse é o reconhecimento de uma vida inteira dedicada a um jornalismo que sempre buscou abordar os problemas da cidade e cobrar soluções – e, muitas vezes, obtê-las com minha atuação no rádio e na TV. Estou feliz com a trajetória até aqui.

2. O senhor já participou de 11 partidos, incluindo o atual, o PSDB. Qual foi o motivo da escolha para as eleições de São Paulo?

Tenho uma trajetória profissional consolidada e reconhecida. Falo a verdade. Pelas minhas posições sempre muito críticas e combativas no enfrentamento ao crime e à violência urbana, construí uma reputação que me aproximou da política. E, neste pleito de 2024, me senti preparado para ajudar a população de São Paulo e para implementar políticas públicas que melhorem as condições de vida do paulistano em aspectos como segurança, saúde e educação.

Tenho apresentado propostas voltadas para essas pessoas, para o povo mais pobre de nossa cidade. São propostas simples, factíveis e viáveis financeiramente. Acredito que elas estão alinhadas com a preocupação social que o PSDB sempre demonstrou nos seus governos, sobretudo quando administrou a nossa cidade. Minha candidatura também responde ao anseio da maioria dos paulistanos de escolher um prefeito que seja independente, distante da polarização extremista que, infelizmente, ainda domina a política brasileira.

3. Uma de suas principais propostas é melhorar a segurança. Como pretende fazer isso?

Nossa candidatura é a que tem melhores condições de melhorar a segurança na cidade de São Paulo. É a própria população que reconhece, conforme pesquisa recente do Datafolha, na qual 21% me mostram como o mais preparado para combater a violência na cidade. Disso eu entendo, pois combato o crime diariamente há quase 30 anos com o trabalho de jornalista. Sou quem tem mais coragem e autoridade para tratar desse tema.

Vamos dobrar o efetivo da GCM [Guarda Civil Municipal], que tem atualmente cerca de 7 mil homens e mulheres, reforçaremos o policiamento da GCM no entorno das escolas, nos locais com maior incidência de crimes, e ampliaremos as Patrulhas Guardiã Maria da Penha, para proteger as mulheres.

A Guarda será mais bem equipada, os policiais serão mais bem remunerados. Vamos somar forças, agindo de forma articulada com as polícias, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e o Poder Judiciário na repressão, investigação e punição dos traficantes para evitar que as drogas e as armas cheguem às cidades e, assim, buscar resolver o problema das cracolândias.

Também ampliaremos o monitoramento por câmeras com reconhecimento facial por toda a cidade, e não apenas no Centro, como é hoje, e expandiremos o uso de câmeras corporais para todo o efetivo. Além disso, vamos reforçar a parceria com a Polícia Militar por meio da Operação Delegada, a fim de ampliar o combate aos criminosos.

Outro alvo importante na minha gestão será o combate a furtos e roubos de celular, contravenção que alimenta o crime organizado. As operadoras serão convocadas a atuar mais fortemente. E polícias equipadas com motocicletas ou bicicletas vão agir para reduzir esses delitos, além de empreendermos um cerco rigoroso à rede de receptadores, com repressão e punição para inibir a ação dos bandidos.

O PCC ganha milhões operando milícias dentro da GCM. Isso não vai continuar assim. Vamos passar a GCM a limpo para combater a infiltração do crime organizado dentro da corporação. Os maus elementos são exceção e não regra. Mas, uma vez identificados e julgados, vamos expulsar os criminosos que existam na Guarda.

Para combater o crime organizado, utilizaremos modernas tecnologias para rastrear o caminho da droga e do dinheiro, desbaratando os esquemas de lavagem e identificando os bandidos.

4. Como o senhor enxerga esta eleição?

Desde o início da campanha, os adversários se excederam em desrespeitos, fake news, agressões pessoais e ataques à nossa democracia, buscando ocupar – e muitas vezes ocupando – o espaço do debate com lacrações, cortes para redes sociais e um verdadeiro show de desrespeito com o eleitor. Lamentável. Fui contra isso e jamais pautei minha campanha nesse tipo de desvirtuamento. Faço uma campanha limpa, falando a verdade, sem esconder do eleitor a realidade e as minhas condições. Sou transparente nas minhas atitudes, sempre fui, e nem sempre isso é bem compreendido na política. Mas sei que as pessoas veem como um valor. Estou na disputa pela prefeitura para realizar meu sonho de fazer de São Paulo uma cidade melhor, que ofereça vida digna aos que mais precisam, propostas simples, factíveis e viáveis financeiramente voltadas para o povo mais pobre de nossa cidade.

Autor

  • Nathalia Kuhl

    Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts
Nathalia Kuhl
Nathalia Kuhl
Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.